quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Impostômetro atinge R$ 1 trilhão nesta terça-feira - Terra

O noticiário de ontem deu ênfase à carga tributária. Curiosamente isto é tratado como se a instituição de impostos fosse obra divina ou determinação do executivo. Impostos são criados por norma constitucional, ou legal, ou seja, pelos representantes do povo. Se o povo não consegue pressionar seus representantes para diminuírem os impostos, então não se faça de bobo ou de vítima.
O problema é que na hora da pagar impostos, todo mundo foge, mas na hora de receber subsídios, de ter benefícios governamentais, as pessoas se esquecem que isto vem do imposto.
Isto me lembra um episódio num condomínio em que vivi: durante a assembléia, foi votada a execução de uma obra. Todos aprovaram. Só que o dinheiro do caixa, obtido com a arrecadação ordinária do condomínio, não permitia a obra. Era preciso fazer um rateio da despesa extra que decorreria da obra. Votado o rateio, este foi aprovado por escassa maioria. Ou seja: teve gente que votou na obra e não votou no rateio. Queria que o dinheiro viesse de onde?
E no que é gasto o dinheiro do imposto? Boa parte, a maior parte para comprar remédios, fazer estradas, pagar servidores públicos etc etc. O que falta é racionalidade e sinceridade, franqueza, na discussão sobre a carga tributária. Veja mais aqui: Impostômetro atinge R$ 1 trilhão nesta terça-feira - Terra:

'via Blog this'

Nenhum comentário:

Postar um comentário