quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Valor do Tempo

Seu Eugênio era um sub-mestre de obras. Não podia ser mestre, pois sua empreiteira falira e ele tinha que subempreitar. Tinha seus empregados, mas ficava oculto (do fisco, dos credores, enfim, de alguém que ele queria enganar). Era contratado informalmente e contratava informalmente, alimentando esta praga nacional, que virou crime no ano 2000, mas que está "custando a pegar" no judiciário (artigos 297, §§ 3º e 4º 337-A do Código Penal: para o 297, §§ 3º e 4º, diz-se, volta e meia, que a Justiça Federal é incompetente - o STJ ora diz que é, ora diz que não é); o 337-A fica pendurado ora na insignificância: se é menos de 10 mil reais (ACR 2008.71.07.001289-4), não vai para frente, ora na necessidade de esgotamento da via administrativa).
Um dia, perguntei ao Seu Eugênio porque havia pás retas, com uma pequena plataforma para apoiar o pé e pás curvas, sem a tal plataforma. Seu Eugênio não sabia a resposta (e olha que era Mestre de Obras em construção civil) e disse que a pá com apoio era para malandro e a sem apoio era para trabalhador. Mais tarde alguém me explicou que a pá reta com apoio é para cavar (empurra-se com a mão e com o pé, para cavar mais profundamente) e a pá curva, sem apoio, serve para mover areia. Logo se percebe que, quem usa as pás corretamente, será mais produtivo do que quem quer aparentar ser trabalhador e as usar errado.
Vi na Disneylândia, em outra ocasião, uma pinça de cerca de 1 m de cumprimento: de um lado, um mecanismo para abrir e fechar a pinça e, de outro, a pinça. Esta pinça serve para juntar lixo (tipo papéis, folhas etc) sem que o operador precise se abaixar. Evidentemente que quem junta lixo com a pinça é mais produtivo do que quem se abaixa para juntá-lo com a mão.
O tempo é algo que, uma vez perdido, não se recupera mais. A aparência de "trabalhador" nem sempre significa que haverá mais trabalho ou trabalho mais produtivo. Pode-se ser um trabalhador produtivo, sem que isso precise, necessariamente, ter aparência (há instrumentos para medir a produtividade).
Max WEBER, no seu Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, já citava Benjamim Franklin para ilustrar o quanto o bom aproveitamento do tempo pode ser importante para a formação da riqueza (veja aqui o texto). Assim, o trabalho eficiente pressupõe aproveitamento do tempo e o aproveitamento do tempo pode ocorrer em todas as ocasiões: no trabalho, na lazer, em todos os momentos da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário