sábado, 14 de novembro de 2009

Maimônides







Maimônides nasceu em 1135, na Espanha e morreu em 1204. Passou parte de sua vida no Egito e foi sepultado em Israel. Filósofo, teólogo, médico, escritor e líder da comunidade judaica no Egito (estas informações constam da contra-capa do livro O Guia dos Perplexos, parte 2, da Editora Landy).
A estátua da foto acima está em Córdoba, Andaluzia - Espanha. Andaluzia era Al-Andalus na época em que viveu Maimônides. No grupo da excursão que fiz havia um casal de judeus e demonstraram muita admiração por Maimônides. Todos do grupo - judeus e cristãos - tocavam o pé da estátua (não sei se para dar sorte, saúde ou sabedoria). Por via das dúvidas, eu e minha esposa também tocamos o pé da estátua.
A estátua fica na parte que, quando os muçulmanos dominavam a península, era o bairro judeu. Os cristãos e judeus (chamados “dhimmi”, que significa “Povos do Livro”) eram tolerados pelos muçulmanos, sendo permitidos os casamentos entre membros das várias culturas. Mesmo assim, cristãos e judeus não podiam construir novos templos, exibir crucifixos ou tocar sinos. A Espanha dos Cristãos (que falavam “romano”) era al-Andaluz dos muçulmanos (que falavam árabe) e ha-Sefarad dos judeus (que falavam “ladino”) - conforme MENOCAL, Maria Rosa. O Ornamento do Mundo. Tradução de Maria Alice Máximo. Rio – São Paulo, Record, 2004.
Córdoba, quando da dominação muçulmana na Península Ibérica, era a sede do Emirado, depois Califado.
A estatueta da segunda foto foi uma lembrança que comprei numa loja chamada Al-Andalus, que fica em Córdoba, na parte histórica. No dia em que estive lá (agosto), a temperatura, às 3 da tarde, era de 45 graus centígrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário