domingo, 15 de novembro de 2009

Viagem Internacional

Para quem mora no interior de Santa Catarina, na região do Vale do Itajaí, viagens para o exterior partem de São Paulo. Para chegarmos a São Paulo, devemos chegar ao aeroporto de Navegantes: é de lá que sai o avião para São Paulo. Avião, para nós. É que os tripulantes só chamam de aeronave. Não sei porque esta discordância: avião é mais fácil de falar do que aeronave. Quer dizer, mais fácil para nós, que falamos português. Para quem fala inglês ou espanhol, esta nasalização é dificílima. Talvez por isso se use a expressão aeronave.
Pois bem, para chegar de Blumenau a Navegantes, leva-se uma hora, mais ou menos. Há um ônibus, que é gratuito em algumas empresas de aviação e pago em outras. Então, sai-se de casa em táxi, vai-se até o ponto do ônibus, que nos leva direto ao aeroporto.
Em geral, se tem que ir para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo e, de lá, para o de Guarulhos: o de Congonhas, como se sabe, só tem voos nacionais e os internacionais estão em Guarulhos.
Não é bom marcar a viagem para o exterior no mesmo dia que a viagem para São Paulo, por diversos motivos: 1) pode não ter teto para o avião pousar em Navegantes [os instrumentos que permitiriam pouso em condições climáticas ruins foram comprados há 5 anos, mas não foram instalados porque dependem da desapropriação dos imóveis vizinhos (= lindeiros) ao aeroporto (li isto em jornais locais há uns 3 meses)]; 2) o trânsito de Congonhas para Guarulhos pode estar inviável, impedindo que se chegue no horário do voo internacional; 3) o horário do vôo de Navegantes pode não coincidir com o horário do vôo internacional. Assim, é mais prudente ir num dia, dormir em São Paulo e viajar no outro dia para o exterior.
Dorme-se em São Paulo e vai-se para Guarulhos no dia do voo. Mas, se o céu em São Paulo ficar escuro, é bom ir para o aeroporto umas 7 horas antes do horário da partida. É que, em voos internacionais, se deve chegar 3 horas antes do embarque. Se, porém, cai uma chuva, a viagem de São Paulo a Guarulhos pode levar 5 horas. Foi o que aconteceu no dia 26.10.09. Se o sujeito saiu do centro de São Paulo às 17 horas, acabou chegando em Guarulhos às 21:30. E aí o aeroporto estava num rebuliço só. Gente perdendo voo, gente se esfalfando para embarcar a tempo etc etc.
Um transporte eficiente entre Congonhas e Guarulhos (ruas com mais pistas, transporte coletivo rápido, seguro e confortável, de modo a que não se dependesse da sorte para chegar no hora, ou que se pudesse planejar com segurança o tempo de percurso entre um aeroporto e outro) resolveria ou problema. Ou, quem sabe uma atuação mais presente do poder público, racionalizaria a malha aeronáutica, de modo a impedir este tipo de congestionamento de linhas aéres numa cidade, como São Paulo, cujo trânsito parece fora de controle.
Bom, feito o "chequim", vai-se ao raio X da bagagem de mão, passa-se pela Polícia Federal e, quem vai aos EUA, ainda sofre nova reivista antes de entrar no avião.
Enfim, decola-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário