terça-feira, 11 de agosto de 2009

Estado e Violência


Os 3 elementos do Estado são Povo, Território e Governo. É interessante a relação que a origem destas 3 palavras tem com a violência.

- Povo, por exemplo, vem do substantivo latino populus, que quer dizer "povo". Popularia são os lugares da plebe, popularis é popular ou compatriota, popularitas é esforço para agradar ao povo, populariter é ao modo do povo. Mas, curiosamente, o verbo populor significa devastar, assolar, destruir, aniquilar. Assim, populabilis é o que pode ser assolado; populabundus é assolador, devastador; populatio é assolação, devastação; populator é devassador, destruidor; populatrix é a que devasta.
- Por que "território" e não "terreno"? Porque "território" tem origem na palavra latina territorium (e não na palavra terrenum), estando relacionada, a palavra territorium, a territum, particípio passado do verbo terreo, que quer dizer "fazer tremer, aterrorizar, fazer fugir pelo terror, afugentar, repelir".
- Governo vem de guberno, que quer dizer governar, gerir, dirigir. E gubernum quer dizer leme, ou timão. Gubernatrix é aquele que governa e gubernator é aquele que dirige o leme, timoneiro.
- "Estado" vem de status, que significa maneira de estar de pé, postura, atitude, posição, posição, bom estado, situação, estabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário