segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Dia de São Nicolau


Hoje, 6 de dezembro, é dia de São Nicolau. Sobre a história do santo, veja aqui. Para mim, era um dia de ganhar balas. Ao anoitecer (isto podia ser às 19 ou às 20 horas, dependendo de haver ou não horário de verão), uma saraivada de balas era jogada pela janela. Eram punhados que chegavam e a gente se atirava no chão para pegar.
Nunca me foi explicado direito quem era São Nicolau e eu imaginava que era um Vice-Papai Noel, ou um concorrente brasileiro do Velhinho que eu sempre acreditei ser alemão. Se não nascido na Alemanha, pelo menos imigrante, que morava em Blumenau (eu morava em Itajaí).
Papai Noel e São Nicolau nunca me pareceram ser a mesma pessoa. Talvez um era do ramo dos doces outro dos brinquedos, pois jamais recebi brinquedos de São Nicolau e nunca recebi doces do Papai Noel.
Como São Nicolau não era muito lembrado, imaginava que não era um concorrente bem-sucedido de Papai Noel. Talvez por ter uma vida muito oculta, já que volta e meia se via um Papai Noel e nunca vi o São Nicolau.
Dia 6 de dezembro era também o dia do aniversário do meu padrinho de batizado. Então sempre o visitava para dar parabéns. Ele e sua esposa tinham uma cachorra que se chamava Leide (Lady, como se sabe). Ela ficava trancada num lugar e eu só escutava seus latidos. Eram latidos muito raivosos e furiosos (apesar de ser um pequeno cachorro da raça "pintcher"). Nunca via a Leide. Talvez por isso que sempre ficou-me associado o dia do santo e a visita de aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário