domingo, 20 de fevereiro de 2011

Festinha de 15 anos

Outro dia falei no costume arraigado de se fazer uma grande festa no primeiro aniversário da criança. Mas temos também entre nós o costume de fazer uma grande festa em comemoração aos 15 anos das meninas. Esta festa, nas décadas de 40 a 80, era a comemoração particular do evento. E havia o baile de debutantes, que era a apresentação das novas moças casadouras à sociedade. Hoje este baile é muito raro.
Suponho que a festa de 15 anos seja uma comunicação oficial e barulhenta de que as mulheres chegaram nesta idade, que durante muito tempo era a idade para casar. As moças já haviam menstruado e, portanto, estavam aptas a procriar. Além disso, viveriam mais 15 anos, pois a média de vida ia até os 30 anos. Talvez esta fosse a causa do barulho aos 15 anos.
Hoje, as pessoas foram se tornando mais longevas, duram até 70 ou 80 anos e se casam aos 25, tendo filhos aos 30. Mas as festinhas de 15 anos continuam como um costume arraigado, e são hoje um megaevento. Talvez continuem pela porque as pessoas estão ficando cada vez mais hedonistas. 
E qual é o problema de ser cirenaico?
O bolo da foto abaixo foi apenas uma prévia da festa. Era, digamos, o tira-gosto. O que veio depois foi uma festa espetacular, com toda a parafernália tecnológica a que hoje se tem direito. A menina veio trajada com uma linda roupa e depois trocou mais duas vezes de indumentária, cada uma mais deslumbrante que a outra. 
Nunca tinha ido, na minha adolescência, uma festa tão bonita. Só fui agora, depois de velho.  

Um comentário: