terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O homem que fazia Castelos

Os veranistas veraneiam em distintos períodos do verão: alguns em dezembro, outros em janeiro e outros em fevereiro. Alguns retardatários chegam em março. Mas, no Balneário Camboriú da década de 1960, ainda chamada de Praia de Camboriú, geralmente os veranistas se dividiam entre janeiro e fevereiro. E já se sabia quais vizinhos viriam em janeiro, quais em fevereiro e quais ficavam os dois meses. 
Em fevereiro veraneava um homem que fazia castelos de areia. Não me lembro de tê-lo visto tomando banho de mar: só o via à tarde, fazendo castelos de areia. Era um homem claro, que usava calças compridas e camisas de  mangas compridas, num tempo em que não havia protetor solar, só bronzeadores, um dos quais, o Dagelle, me lembro do bom cheiro e da cor avermelhada até hoje.
O homem construía castelos que eu achava lindíssimos. Depois, no mesmo dia, o mar desmanchava tudo. Sempre havia alguém que fotografasse. Acho que ele próprio fotografava seus castelos. Penso, porém, que ele logo se cansava de fazer castelos, pois na segunda semana de fevereiro já não o via na praia.
Nos anos 70 e depois não o vi mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário