domingo, 6 de março de 2011

O Furto do Quepe

Quepe
Criança fantasiada de palhaço
Já se usou mais, mas ainda se usa quepe durante o Carnaval. Na década de 1960, colocar um quepe na cabeça já era uma forma de se adequar ao Carnaval. Falo nos quepes "não oficiais", os que se vendiam nas lojas. Era como se fantasiar de marinheiro, de aeronauta, ou coisa assim.
E a década de 1960, pelo menos nas cidades médias, era um tempo em que se podia andar na rua, durante o Carnaval, mesmo à noite. É que as pessoas iam para as ruas, apenas para se divertir, sem que deliquentes a elas se misturassem para praticar violência. Mas os deliquentes, se não praticavam violência, não deixavam de delinquir.
Corria o Carnaval de 1968 e eu andava de bicicleta com meu quepe. Estava com 10 anos. Devia ser umas 20 horas e era comum crianças andarem sozinhas, desde que perto das respectivas casas, pois não havia riscos de crimes violentos (com uso de armas, com agressões físicas e coisas assim). 
Também era comum se brincar de tirar chapéus, ou bonés da cabeça das pessoas. Depois se devolvia.
Pois bem, lá ia eu com meu quepe, quando passa uma bicicleta por mim e o carona arranca meu quepe. Fiquei um pouco atônito e nada fiz, aguardando que o quepe fosse devolvido. Mas os malfeitores foram se distanciando, distanciando, até dobrarem a esquina e nunca mais voltarem. Aí me dei conta de que me quepe fora efetivamente furtado.
Nunca esqueci da experiência. Foi a primeira vez que fui vítima de um crime. Efetivamente, hoje, os deliquentes nada sofreriam, pois seriam beneficiados com o "princípio" (?) da insignificância, já que um destes quepes de uso no carnaval não custa mais de R$ 20,00.
O ladraozinho do meu quepe, hoje, deve ser um velho ladrão. Ou, quiçá, tenha se ressocializado (numa sociedade decente, ou numa quadrilha), ou se reeducado (para uma vida honesta ou para praticar crimes mais sofisticados)... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário