sábado, 16 de outubro de 2010

De Trem para Rio do Sul


Tenho dúvidas se fui duas ou três vezes de trem para Rio do Sul. Lembro-me bem –ou quase bem – de duas viagens. Numa delas – a primeira, creio que em 1963 ou 64, eu tinha 6 ou 7 anos – fomos em família. O trem saía à uma da tarde de Itajaí. Uma maria-fumaça, saía da Estação, que ficava onde hoje é um supermercado, no bairro Fazenda. Íamos em direção a Blumenau, passando por Ilhota e Gaspar. Até aí era um caminho mais conhecido. Depois passávamos por Indaial. Em todo o trajeto, um cobrador ia perfurando os bilhetes de passagens e anunciando onde estávamos. Seu sotaque era de descendente de alemães (ou talvez de italianos), e havia nomes de cidades que ele não conseguia pronunciar em português correto. Assim, AscuRRa ele pronunciava "AscuRa"; Indaial era pronunciada "Índaial" em vez de "Indaiál", e assim por diante. Ficou-me por muito tempo na memória o local "Subida", perto de Apiúna, onde hoje é uma PCH.

A chegada em Rio do Sul foi por vota das 20 horas. Este era o tempo normal daquela viagem de trem (hoje, de carro, leva cerca de 2 horas). Então ficamos hospedados num hotel, o primeiro hotel que conheci e me hospedei na vida. Impressionou-me, já no café da manhã, a pequena manteigueira, de vidro, própria para porções individuais. Não tenho certeza se o hotel ainda hoje existe. Era um sábado quando chegamos e vi a manteigueira no domingo.

No domingo, fomos visitar uns vizinhos de veraneio. Eles veraneavam ao lado da nossa casa de praia, em Balneário Camboriú e moravam em Rio do Sul. Levaram-nos para ver uma ponte pênsil, que chamavam "Ponte de Arame". Seu sotaque alemão os fazia pronunciar "aRRame", em vez de "aRame". Tinham sotaque alemão, mas já deviam ser da segunda ou terceira geração de brasileiros.

Provavelmente acordamos muito cedo naquele domingo, pois o trem partia de volta às 13 horas e chegava em Itajaí às 20.

Não esqueço até hoje o barulho do apito do trem. Depois, em 1970, a estrada de ferro foi desativada. Dizia-se que era anti-econômica...

A outra viagem contarei em outra postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário