sábado, 29 de janeiro de 2011

Formigas antenadas

  
Outro dia andei vendo um documentário sobre comunicação entre formigas. Achei interessante, mas um episódio posterior deixou-me mais boquiaberto ainda.
Desde antes da era do microondas, minha mãe me disse que uma tia, que morava no Rio da Janeiro, adotava uma prática muito útil para quem não deseja comprar pão todos os dias: se compra certa quantidade do produto e se congela por até 4 meses (no congelador é por uns 10 dias; no "frizer" é que pode ser por 4 meses). Depois, na hora do café, se aquece e ele fica com gosto e aparência de novo. Com o aparecimento do forno de microondas, descobri que o aquecimento produz melhores resultados se feito no forno a gás ou no elétrico. No microondas o pão não fica torradinho, mas o processo também dá resultados práticos.
Pois uma manhã, ao tirar o cestinho de pão, ainda vazio, de cima do forno elétrico, que já estava aquecido, vi uma 50 formigas (daquelas bem pequenininhas) em pânico. Fiquei olhando um tempo, vendo o alvoroço, cuja causa supus que fosse o esquecimento do caminho de volta para a mesa (o forno tem 4 suportes pequenos e era por eles que passava a rota de fuga das formigas).
Mas, se havia umas 50 formigas girando em desespero com o calor que fazia na parte de cima do forninho, outras tantas já estavam nas laterais. Por ter visto o documentário sobre a comunicação entre as formigas, supus que estas outras, que andavam pelas laterais, procuravam a rota de fuga. E algumas, de fato, já estavam próximas de um dos 4 suportes do forno.
Fui pegar o pão no congelador. Ao voltar, havia apenas um cadáver de formiga em cima do forno (que tanto poderia ter morrido queimado, quanto pode ter sido a causa da subida das outras ao forninho). Todas as demais formigas fugiram, certamente após receberem comunicação sobre o caminho de volta.  

Um comentário:

  1. Olá Brandão, tudo bem?
    Estes dois assuntos fazem parte do meu dia-a-dia.
    Esquentar o pão congelado e observação da vida das várias espécies de formigas. Como vc já sabe, moro em sítio em Atibaia-SP e vivo rodeado por parte da Mata Atlântica. Uma dica para esquentar o pão congelado. Esquentar uma frigideira e colocar os pães. Deixar em fogo baixo e não parar de virar os pães. Começando a dourar, apague o fogo, e mexendo a frigideira para não colar os pães. Os pães ficam como se tivessem saído do forno da padaria. Vc abre o pão, coloca a manteiga e ela vai derretendo. Fica uma delícia...bom apetite nesta manha de domingo.
    Quanto as formigas, realmente existe uma comunicação invejável. Todas as manhãs, eu passeio com meus cães pelas trilhas em volta do sítio, pela mata, (este é o momento mais importante e mais aguardado na vida do cachorro), e cruzo com dezenas e milhares de espécies de formigas. São as cortadeiras que ficam cortando folhas nas árvores, as carregadeiras que levam o material até o formigueiro, as sentinelas que ficam de prontidão etc. Outras colonias estão em migração, formando um interminável cordão em alta velocidade, causando "ruas" com alguns milímetros de profundidade por onde passam. Outras espécies estão desosando algum inseto morto, ou pequena ave. A gente aprende muito com a observação do dia-a-dia dos insetos e tendo uma verdadeira aula de reciclagem.
    Quanto as pequeninas formigas na cozinha, precisa ter muito cuidado, pois elas são o principal foco de contaminação nos nossos alimentos, pois elas passam e frequentam ralos, fossas, fezes de roedores, etc. Elas precisam ser eliminadas com frequência do interior das residências.
    Gostei muito, um ótimo domingo. Abraços do seu leitor assíduo.

    ResponderExcluir