segunda-feira, 24 de maio de 2010

Nossa Senhora Auxiliadora


MARIA AUXILIUM CHRISTIANORUM
Dia 24 de maio é dia de Nossa Senhora Auxiliadora. Para quem estudou em Colégio Salesiano, é uma data que marcou. Íamos à missa e, neste dia, não havia aula. Ou, se havia, ocupava só a metade do período.
Antes do dia 24 de maio, ensaiávamos os cânticos da missa e as orações.
A foto acima é da Igreja de Ascurra. Foi tirada em data próxima do dia 24 de maio de 2003, talvez até no dia 24 (era um sábado à tarde). Apesar de eu ter estudado no Colégio Salesiano Itajaí, fui uma vez a Ascurra. Ascurra era uma cidade muito falada no Colégio Salesiano Itajaí, creio que porque lá havia um seminário salesiano e alguns padres tinham nascido lá. Muito provavelmente tivéssesmos ido lá no dia de Nossa Senhora auxiliadora (foi num domingo a nossa viagem). Uma picape branca e verde, dirigida por um Padre, levava todos nós (uns 8 ou 10 guris na faixa dos 10/11 anos, todos componentes do pequeno grupo de cantores) na carroceria. Corria o ano de 1968 ou 1969. A carroceria era coberta por um toldo e tinha dois bancos ao comprido, um de cada lado: viajávamos de lado em relação à estrada (de costas para a margem da estrada). Sem cinto de segurança, só sentados naqueles bancos. Hoje isto não seria permitido, mas, naquele tempo, as estradas eram bem pouco movimentadas e todos eram menos prudentes.
Na verdade, antes de eu estudar no Salesiano, uma tia minha era muito devota de Nossa Senhora Auxiliadora (antes de dormir, fazia todos dizerem MARIA AUXILIUM CHRISTIANORUM ORA PRO NOBIS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário