quarta-feira, 24 de março de 2010

O Papa-Siri




As fotos acima são da edição zero do jornal O Papa-Siri, que era uma publicação da Comissão Municipal de Cultura de Itajaí. A publicação ocorreu em junho de 1980, em Itajaí. O nome do jornal foi dado porque os blumenauenses chamavam os itajaienses de "papa-siris", alusão ao fato de Itajaí ser uma cidade litorânea. Então, resolvemos usar um termo tido por pejorativo, para virar motivo de orgulho. Como consta no editorial, era preciso que vivêssemos Itajaí, que reconhecêssemos o sangue que corre em nossas veias, sangue que cheira a peixe e maresia , acariciado pela doce harmonia que nos traz a brisa, no condoreiro dizer de Castro Alves. Então, foi pelo esforço em assumir características de litorâneos, que se buscou o nome O PAPA-SIRI. E o que era pejorativo haveria de ser motivo de orgulho; o que era nosso trivial alimento, passaria a ser o manjar de outras gentes.
Participaram deste número zero o então Prefeito Amílcar Gazaniga, Ronaldo S. Júnior (poesia Confissão), Osmar Flores (poesia Bolhas de Acrílico), Sônia Miriam T. Moreira (Primeiro Voo), Constância Teresinha Severino (Maralice no País Sem), Osmar de Souza (Documento para a "Memória de Itajaí"), Edison d'Ávila (O Rio do Nosso Nome), Magru (cartuns), J Grimm (cartum) e Guedes (cartum). Eu escrevi o Editorial e entrevistei João Amaral Pereira. Todos trabalhavam de graça (era o que hoje se chama de trabalho comunitário). O papel e a impressão eram pagos pelo Município (dinheiro público, portanto).
Uma das páginas do jornal (foto acima) contem um anúncio sobre o que viria a ser a Casa da Cultura, depois inaugurada, vivenciada e hoje fechada.
A foto da contra-capa é um quadro mostrando Itajaí em 1884 e a da capa mostra o mesmo local em 1980.
O EXPEDIENTE do jornal era assim:
O PAPA Siri era uma edição da Comissão Municipal de Cultura de Itajaí.
Diretor de Edição: J.M. Brandão Neto
EDITORA-CHEFE.: CONSTÂNCIA TERESINHA SEVERINO
Conselho de Redação : R.L.V. Silva, Sônia Moreira.
Arte e Diagramação: Adilson Pacheco
Colaboradores : Jeferson, Léo, Magru,;
Edison, Osmar , Marisselva Camargo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário