segunda-feira, 15 de março de 2010

Procissão do Encontro 1



Neste ano de 2010 a Procissão do Encontro ocorre em 21 de março em Itajaí e Florianópolis. Uma pesquisa no Google voi mostrar que esta data varia muito de região para região, de país para país. Em alguns lugares é em 28 de fevereiro, noutros no domingo de Ramos e noutros, ainda, na Quarta-Feira Santa. Pelo que se comemora, na Procissão, a data mais coerente com os fatos seria a Sexta-Feira Santa. Mas a quantidade de atividades religiosas neste dia impede mais uma procissão. O tema da procissão é o encontro de Jesus com Nossa Senhora, no caminho da cruz.
Tenho uma ligação familiar muito forte com a Semana Santa, tanto por parte da minha família (de Itajaí) quanto pela da minha esposa (de Florianópolis). Curiosamente, no lugar donde veio meu bisavô (Porto/Valongo, em Portugal), a procissão se faz há 300 anos. A procissão é chamada de Procissão do Encontro, Procissão do Senhor dos Passos e Procissão dos Santos Passos (nomes que encontrei no Google, o que não quer dizer que não existam outros).
Tanto em Valongo, quanto em Itajaí e Florianópolis a procissão é organizada pela Irmandade do Senhor dos Passos (em Valongo, Confraria). A Irmandade do Senhor dos Passos, tanto em Itajaí, quando em Florianópolis, é uma entidade pia, privada e – pelo menos de fato – estreitamente vinculada à Igreja Católica. Lendo as Ordenações Filipinas, pareceu-me que o fato da procissão ser organizada por uma entidade privada pode ter suas raízes na negativa do Reino de Portugal de custear a procissão. Até porque as Ordenações são de 1609 e as notícias da procissão que vi lhe dão, em todos os casos vistos, cerca de 300 anos de existência. Logo, começam no Século XVII. Interessante notar que, ao que parecem, começaram após a restauração do Trono Português (1645) e desligamento da Espanha, país onde são fortes as tradições de procissões na semana santa.

Um comentário:

  1. Exmo. Sr. Dr. João, agradeço a referência que faz ao blogue do Senhor dos Passos de Valongo- Portugal, as hiperligações que colocou, já não estão online, pois a Câmara Municipal colocou a notícia com fotos da Procissão que se realizou no passado Domingo! Gostava imenso de falar Consigo, será que me pode dar seu e-mail? para ser mais seguro, se quiser poderá enviar-me para o seguinte: senhordospassosvalongo@gmail.com, e que depois tb lhe dou o meu pessoal!
    Obrigado

    ResponderExcluir