domingo, 12 de setembro de 2010

Coliseu





Os filmes sobre nazismo me impressionavam como obra de ficção até ver Olga. O fato de ver alguém que saiu do Brasil e foi para um campo de concentração me fez sentir a realidade. O mesmo sentimento tive ao ver o Coliseu e as armas dos gladiadores. Ver o local onde pessoas lutaram até a morte, onde pessoas viam isto como um espetáculo, pisar no mesmo lugar, é um choque de realidade.
Curioso que a destruição do Coliseu foi mais por vandalismo e ladroagem do que por motivo de guerras. O uso da palavra "vandalismo" como oposição à guerra, no caso aqui, torna a frase dúbia. Os Vândalos lutaram contra os romanos, mas não parece que danificaram o Coliseu. Os Vândalos acabaram se fixando na Tunísia.
O vandalismo que danificou o Coliseu foi mais por gente que furtou mármores, estátuas, metal que fixava o mármore (há uma infinidade de buracos nas paredes, decorrentes da retirada destes metais). Isto é lamentável.
Nas fotos acima, as armas dos gladiadores, hoje expostas, em reprodução, no Coliseu; parte da arena de madeira, que está sobre as galerias; as arquibancadas, ou o que restou delas e o fosso que separava a arena da platéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário