quarta-feira, 21 de abril de 2010

Tiradentes 4






As duas fotos são da praça central de Outro Preto, antiga Vila Rica. Nas duas se vê a estátua de Tiradentes, no meio da praça. Na maior se vê, ao fundo, o prédio do Museu da Inconfidência.
Abaixo, Certidão do Enforcamento de Tiradentes (o texto está no livro Tiradentes: a áspera estrada para a liberdade - TORRES, Luiz Wanderley., 3. ed. - São Paulo, Ateniense, 1991, p. 424):
CERTIDÃO DO ENFORCAMENTO
21-4-1792
"FRANCISCO LUIS ALVARES DA ROCHA, Desembargador dos Agravos da Relação desta Cidade, e Escrivão da Comissão ex-pedida contra os Réus da Conjuração, formada em Minas Gerais
CERTIFICO
que o Réu Joaquim José da Silva Xavier foi levado ao lugar da forca levantada no Campo de São Domingos, e nela padeceu morte natural, e lhe foi cortada a cabeça, e o corpo dividido em quatro quartos; e de como assim passou na verdade lavrei a presente certidão, e dou minha fé.
Rio de Janeiro vinte e um de Abril de mil setecentos e noventa e dois.
Francisco Luis Alvares da Rocha
(Autos de Devassa da Inconfidência Mineira, vol. VII/241).
Ouro Preto é a antiga Vila Rica, situada no Estado de Minas Gerais, Brasil. Foi lá que aconteceu a Inconfidência Mineira, conspiração destinada a tornar o Brasil Independente de Portugal. Tiradentes assumiu a condição de chefe dos Conspiradores e foi enforcado no Rio de Janeiro. A Conspiração foi descoberta em 1789 e Tiradentes foi enforcado no dia 21 de Abril de 1792. A importância da Inconfidência Mineira é questionada por alguns historiadores. É o caso de Françoise Jean de Oliveira Souza, como se pode ver aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário