quarta-feira, 22 de junho de 2011

Banheiros, Aeroportos e Aviões

Da mesma forma que não se sabia se os biscoitos Tostines vendiam mais porque eram mais fresquinhos, ou se eram mais fresquinhos porque vendiam mais, também não se sabe se nossos banheiros de uso comum são sujos por falta de higiene dos usuários ou por falta de limpeza constante. Ou pelo uso de materiais de construção inadequados para banheiros de uso comum.
A capacidade de sujar banheiros não é privativa de classes: ricos e pobres são lambões. Certa vez uma autoridade se referia às origens do presidente Lula, falando com desdém sobre um pretendido despreparo para as funções exercidas. A autoridade foi ao banheiro e eu fui após. O assento do bacio estava encharcado de urina, o que significava que a autoridade não fora capaz de levantar o assento do bacio para urinar. Ou seja, ele sim era um despreparado para a função que exercia, ou, pelo menos, para o convívio social que a função exigia.
Outro dia fui usar o banheiro da sala de embarque do aeroporto de Congonhas. A tampa do bacio estava urinada e o piso também. Para usar, tive que fazer uma limpeza com papel higiênico e usar um protetor de bacio. Isto permite concluir que há homens com algum problema de excesso de pudor ou outro descompasso mental, que não conseguem urinar em mictórios e, mesmo usando indevidamente o bacio, não são capazes de levantar o tampo.
Outro problema de uso de banheiros comuns é o costume de jogar papéis no chão, o que acontece também em banheiros de aviões, estes de uso comum a homens e mulheres.
Mas há o problema do material usado na construção dos banheiros. Se os homens não levantam o assento do bacio, por que não colocar tampos que sempre permaneçam levantados e, só quando do uso, são abaixados? Se há homens que insistem e não levantar assentos dos bacios quando urinam, por que não usar aqueles assentos que são abertos na região que fica próxima das genitálias?
Descargas automáticas, limpeza constante e outras medidas, poderiam ser um modo de dar mais higiene e menos risco de transmissão de doenças aos nossos banheiros, pois não é possível contar só com a hipótese de reeducação de nossos concidadãos.
WC da sala de embarque do aeroporto de Congonhas

Bacio no interior de um avião no voo CGH-BSB
As fotos são do bacio da sala de embarque do aerporto de Congonhas e do avião que fez o voo CGH-BSB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário