sábado, 5 de setembro de 2009

Hino na Ordem Direta

O trabalho que segue foi feito por meu pai, Alcino Marques da Silveira Brandão. Trata-se do Hino Nacional Brasileiro na ordem direta:

As margens plácidas do Ipiranga, ouviram o brado retumbante de um povo heróico.

E nesse instante o sol da liberdade brilhou, em raios fúlgidos, no céu da Pátria.

Se conseguimos conquistar com braço forte, o penhor dessa igualdade, ó liberdade, o nosso peito desafia a própria morte em teu seio.

Salve! Salve! Ó Pátria amada, idolarada.

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido de amor e de esperança desce à terra, se a imagem do cruzeiro resplandece em teu céu formoso, risonho e límpido.

Colosso impávido, gigante pela própria natureza, és belo, és forte, e essa grandeza espelha o teu futuro.

Ó Brasil, Pátria amada, tu és terra adorada, entre outras mil.
Brasil, Pátria amada, és mãe gentil, dos filhos deste solo.

Ó Brasil, florão da América deitado eternamente em berço esplêndido, ao som o mar e à luz do céu profundo, fulguras, iluminado ao sol do Novo Mundo!

Teus (campos) risonhos, lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida.

Nossos bosques têm mais vida, nossa vida mais amores em teu seio.
Salve! Salve! Ó Pátria amada, idolatrada.

Brasil, o lábaro que ostentas estrelado seja o símbolo de amor eterno, e o verde-louro dessa flâmula diga: Glória no passado e paz no futuro.

Mas, se ergues a clava forte da justiça, verás que um filho teu não foge à luta, nem quem te adora teme a própria morte.

Ó Brasil, Pátria amada, tu és terra adorada, entre outras mil.

Brasil, Pátria amada, és mãe gentil, dos filhos deste solo!

5 comentários:

  1. Três gerações de gente que se preocupa com o que ninguém mais se interessa em compreender... Menos mal que tem gente como nós que perpetua essa tradição de querer saber do que está falando. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Verdade, tantas coisas que meus filhos e filhos de amigos nem imaginam. As vezes somos considerados pelos mais jovens como sendo menos cultos por não termos uma faculdade, mas o que aprendemos eles nem imaginam. Que riqueza !

    ResponderExcluir
  3. Em 1976, eu estudava em colegio marista, meu professor de português fez conosco a ordem correta do hino. Gostei de ter encontrado esta publicação.

    ResponderExcluir
  4. Estava conversando com a esposa só te o hino. E lembrei da ordem direta. Ainda bem que achei, tinha visto ela em 1998.

    ResponderExcluir