quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O Poder

Há um livro de Bertrand Russell chamado "O Poder - uma nova análise social" (tradução de Nathanael C. Caixeiro, Rio, Zahar, 1979) que tem algumas reflexões muito interessantes:

O poder pode ser definido como a produção de resultados pretendidos. É, pois, um conceito quantitativo: de dois homens com desejos semelhantes, o que realizar mais que o outro será o que tem mais poder. (p.24)
...a polícia existe para proteger os interesses dos homens honestos, assim como para deter os ladrões, mas o seu impacto sobre os ladrões é muito mais enfático que seus contatos com os que acatam a lei.(p. 127)
O direito à liberdade de palavra é ilusório se não abranger a liberdade de dizer coisas que possam ter consequências desagradáveis a certos indivíduos ou classes. (p. 137)
A maioria dos homens deseja a sua própria felicidade; considerável percentagem deseja a felicidade dos seus filhos; e uns poucos desejam a felicidade da sua nação; alguns, autêntica e enfaticamente, desejam a felicidade de toda a humanidade. (p.153)
O amor ao poder, no sentido mais amplo, é o desejo de ser capaz de produzir efeitos pretendidos sobre o mundo exterior, humano ou não-humano. (p.163)

Nenhum comentário:

Postar um comentário