quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Mata-borrão




Comprei um mata-borrão, que está nas fotos acima. O mata-borrão é um equipamento antigo, que se segura pelo cabo redondo e, num movimento de gangorra, faz-se contato da parte de baixo, que é uma cartolina absorvente, com o que foi escrito com caneta tinteiro. Serve também para absorver excesso de tinta de carimbo.


Pretendo usar a nova aquisição para tirar excessos de tinta dos carimbos nos processos, pois estes excessos de tinta mancham as outras folhas ou as capas dos autos. Comprei o mata-borrão como um protesto isolado e silencioso contra a imposição do processo eletrônico como única forma de acesso à Justiça. Com o processo eletrônico, estarão banidos do Judiciário os que não tem, em conjunto, estas três coisas: computador, scaner e internet banda larga. E a banda tem que ser larguíssima, senão se vai passar horas e horas para abrir documentos. Quem viver, verá. Não sou contra o processo eletrônico, apenas acho que sua implantação como forma única de acesso à Justiça é algo temerário e temível.


E todos assistem abestalhados esta pseudo-revolução, crentes que a Justiça vai se tornar mais rápida. Pelo contrário: corre o risco de ficar mais lenta. Até porque, sendo possível movimentar os processos de casa, o risco de gente matona gazetear o trabalho crescerá assustadoramente.

Um comentário:

  1. Bela Palestra, meu caro.
    Sou calígrafa e luto para que se valorize a bela escrita nos tempos em que você é "vc", que adicionar se escreve "add" e até o símbolo do amor (o coração) ganhou um nome bem estranho: "S2".
    Estou preparando um projeto para apresentar às escolas para que seja oferecido à alunos maiores de 11 anos, um curso extra-curricular de caligrafia. Um trabalho ao longo do ano, com muita prática e também teoria. Apostilas que contem histórias da escrita, letras de cada país, enfim. Um trabalho/projeto audacioso, com muitos "bicos torcidos" mas de um valor inestimável: a volta da escrita, uma das mais antigas formas de expressão.
    Um abraço!
    Paula Barcelos

    ResponderExcluir