quinta-feira, 29 de outubro de 2009

GESI 2











O GESI (Grêmio Estudantil Salesiano Itajaí) tinha uma atuação que extrapolava o âmbito do Colégio Salesiano Itajaí. Apesar de sua fundação datar de 1961, foi em 1968 que seu campo de ação se estendeu pela cidade de Itajaí/SC. Creio que isso se deveu, principalmente, ao espírito inovador e incentivador do Padre Heriberto José Schmidt. Mas, ou porque o Pe. Schmidt soube escolher os alunos para dirigir o grêmio, ou pelo talento daqueles alunos, o fato é que esta expansão foi comandada por Dagoberto Blease Jr (presidente do GESI em 1968), que teve em Renato Borba um destacado secretário. Na época eu tinha 10 ou 11 anos e Dagoberto e Renato deveriam ter 17 ou 18 anos. Se eu era uma criança, os dois eram meninos. Na minha visão, porém, eram homens feitos.




A grande realização de 1968 ou 1969 foi a FECOLI (Feira Colegial do Livro - fotos acima). Era realizada na Galeria Rio do Ouro e ganhava destaque na cidade durante a semana em que se realizava. Itajaí devia ter algo em torno de 60 mil habitantes, mas já era uma cidade, por causa da exportação de madeira. Deveria, entranto, estar entrando numa crise, pois o banco INCO, cuja matriz era na cidade, estava sendo vendido para o BRADESCO.

Um comentário:

  1. Olá Brandão! Sou Renato Borba, e estou emocionado em ver este belíssimo trabalho seu e este lindo documentário do início das nossas vidas no Salesiano.
    Meu e-mail: (rena-tora@hotmail.com)

    ResponderExcluir