sábado, 24 de outubro de 2009

Benjamim






Um dia precisei de um benjamim. Benjamim é um bocal de lâmpada com uma tomada elétrica fêmea que se acopla em outro bocal. Assim, tem-se luz e tomada elétrica a partir da instalação de um bocal de lâmpada (ver a foto acima).



Pois bem, fui em várias lojas especializadas procurar pelo benjamim e nada. Muitos disseram que o governo os havia proibido. Não desacreditei, pois fomos proibidos de comprar álcool líquido por um ato administrativo (e isso não pode, em face do princípio da legalidade, constante do art. 5º, II, da Constituição: Ninguém será obrigado a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.). Ato administrativo não é lei: só é lei a norma aprovada pelo legislativo e sancionada pelo executivo.



Pois bem, sumido o produto, desisti de procurá-lo.



Um ano depois, bisbilhotando lojas de materiais elétricos, encontrei benjamins em abundância. Fui pesquisar até nas lojas que não tinham um ano antes, e todas estavam vendendo benjamim.



Não procurei saber se a proibição ocorrera ou não. Mas, por via das dúvidas, comprei alguns de reserva.



Também não sei o motivo da proibição - se é que existiu...

4 comentários:

  1. Amigo, estou precisando deste Benjamin.
    Onde vc encontrou?

    Este da foto é de cerâmica né? Sabe se existe esta peça em outro material?

    Raul Vilas Boas - raulvbs@hotmai.com

    ResponderExcluir
  2. Comprei numa loja de material de construção em Jurerê/Florianópolis/SC há 2 anos. Atualmente não sei dizer com certeza, mas suponho que tenha em loja de construção ou de material elétrico.

    ResponderExcluir
  3. Mais de três milhões e duzentos mil eleitores foram impedidos de votar em 2018 por ato administrativo. O Contran legisla, o Banco Central legisla, o STF legisla, o presidente da república legisla. Muita gente ligaria um secador de cabelo nesse apetrecho...

    ResponderExcluir
  4. Mais de três milhões e duzentos mil eleitores foram impedidos de votar em 2018 por ato administrativo. O Contran legisla, o Banco Central legisla, o STF legisla, o presidente da república legisla. Muita gente ligaria um secador de cabelo nesse apetrecho...

    ResponderExcluir