sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Informalidade e Reclamações

A melhor maneira de se garantir que uma reclamação ou um requerimento tenha andamento, numa empresa ou numa repartição pública, é levá-lo por escrito. E não só isso: levar em duas vias, pedindo que seja dado o recibo na outra. Isto vale para qualquer situação em que se vá pleitear alguma coisa: seja numa empresa, seja num SAC, seja num órgão público, o ideal é pedir por escrito e trazer recibo em cópia.

Se não quiserem receber, mande pelo correio, por AR, mas sempre por escrito.
Muito cuidado com quem se recusa a dar comprovante de recebimento: seja comprovante de recebimento de um documento e, principalmente, de dinheiro. Quem diz que não precisa dar comprovante ou se recusa a dar comprovante de recebimento é um trapaceiro: ou ele já está executando uma trapaça ou vai executar alguma. Ou não vai cuidar do recebeu e poderá perdê-lo. Muito cuidado, portanto, com quem não quer dar recibo!

Já vivi situações em que empresas, via teleatendimento, procuravam me enrolar. Mandei carta escrita, no papel, para o Presidente da empresa, a acabei sendo atendido.

E não esqueça: pedidos, reivindicações, contratos, tudo é verbal. Se for no papel, será verbal-escrito, se for de boca, será verbal-oral.

Mas se tiver preguiça de escrever e quiser pedir oralmente, prepare-se para ser enxotado ou enrolado. As palavras ditas oralmente, o vento leva...

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