sábado, 12 de junho de 2010

A CONGADA

DIREITO E ESTADO ENTRE OS CENTRO-AFRICANOS 16


SOUZA (1) aponta a eleição do Rei Congo (ou congada) como um dos resquícios do passado dos escravos no Brasil. A festa se realizava em diversas cidades brasileiras e constava da eleição de um rei, uma rainha e a corte, ou só o rei e a sua corte. A congada, registre-se, é, no Brasil, uma festa tipicamente negra.
Os escravos e os libertos (forros) se organizavam numa irmandade católica, no Brasil, a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Sobre esta irmandade, além da obra de SOUZA, tive informações sobre a que existia na hoje Florianópolis, então Desterro, no Século XIX, nos seguintes trabalhos: MORTARI, Cláudia. Os Homens Pretos do Desterro – Um estudo sobre a irmandade de Nossa Senhora do Rosário (1841-1860). Dissertação apresentada ao CPGH da PUC-RS, 2000; MORTARI, Cláudia. A Irmandade de Nossa Senhora do Desterro e São Benedito dos Homens Pretos: um espaço de controle ou um território negro de resistência? (1840-1850). UFSC/Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de História, 1995. Cláudia MORTARI e Fabiana COMERLATO. Transcrição de Diversos Manuscritos Referentes à Irmandade de N.S. do Rosário e de N.S. do Parto. Fpolis, 2000.

Notas:
1 - SOUZA, Marina de Mello e. Reis Negros No Brasil Escravista. Belo Horizonte, Edito-ra UFMG, 2002, p. 258 – mas o tema é o objeto de toda a obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário