quinta-feira, 3 de junho de 2010

CORPUS CHRISTI 8


O público que vai à Procissão de Corpus Christi, hoje, em geral é maior ou menor do que o que ia antigamente?
Antigamente, talvez houvesse mais divulgação das recompensas espirituais para quem acompanhasse procissões. E dos castigos que poderiam receber os que se furtassem a acompanhar a procissão. Vejamos.
Para recompensar a presença do público nas procissões, eram prometidos benefícios espirituais. Assim, as pessoas que fossem acompanhar a procissão de Corpus Christi eram agraciadas com indulgências de seus pecados, sendo as Constituições do Arcebispado da Bahia, de 1707, bem expressas neste ponto (e menos detalhistas quanto aos castigos aos faltosos):

Livro Terceiro
TÍTULO XVII.
DAS INDULGÊNCIAS QUE SE GANHAM NA PROCISSÃO DE CORPO DE DEUS, E SUA E SUA OITAVA E DE COMO SE HÃO DE PUBLICAR PELOS PÁROCOS.

502. Para que os fiéis Cristãos com maior religião, e piedade celebrem esta Santíssima festa, concederam os Sumos Pontífices Urbano IV, Clemente V, Martinho V, e Eugenio IV Indulgências, as quais mandamos que os Párocos publiquem, e declarem a seus fregueses na estação da Dominga precedente, e juntamente as que Nós concedemos aos que acompanharem a Procissão. E em primeiro lugar os admoestarão, e exortarão a que neste dia, ou na oitava dele se confessem e comunguem, e assistam à Missa solene, e Horas Canônicas, e dêem, quanto lhes for possível, algumas esmolas, e continuem a fazer orações nas Igrejas, porque estes são os ofícios de piedade, com que se devem preparar para lucrarem as Indulgências desta festa, as quais são as seguintes.

503. Os que assistirem confessados e comungados as Matinas, e Missa solene no dia de Corpo de Deus, e às primeiras Vésperas, e segundas ganham cem anos de Indulgência. E os que assistirem à Prima, Terça, Sexta, Nona, e Completas, ganham cem anos por cada uma das ditas Horas: e os que jejuarem à Véspera, ganham cem anos. E nos sete dias do Oitavário se ganham os mesmos cem anos de Indulgência assistindo às Vésperas, ou Matinas, ou Missa. E a todas as pessoas que à ida, e volta acompanharem a Procissão, concedemos Nós quarenta dias de Indulgência. E juntamente os Párocos declararão a seus fregueses na dita estação as penas destas Constituições, que incorrem os que não acompanharem a sobredita Procissão em dia do Corpo de Deus.
As horas canônicas são as seguintes: Matinas = 00h00; Laudes = 03h00; Primas (início das missas públicas) = 06h00; Terça (oportunidade da missa solene) = 09h00; Sexta = 12h00; Nona = 15h00; Vésperas = 18h00; Completas = 21h00 (veja mais informações sobre as horas canônicas aqui).

A foto acima é da Procissão de Corpus Christi em Itajaí, no ano do centenário da cidade (1960). A foto foi tirada na esquina da Rua Felipe Schmidt com Hercílio Luz. Ao fundo aparece o prédio em que funcionava a matriz do Banco Inco. O centenário era um fato político, a procissão, um fato religioso. O SSmo. Sacramento é o Padroeiro de Itajaí, que antes se chamava Vila do Santíssimo Sacramento de Itajaí. A procissão, comemorando o centenário, era um resquício da união entre Igreja e Estado. A menina que segura a tocha tinha 10 anos de idade.

Um comentário:

  1. Oi Brandão...Se o Banco Inco é o prédio com colunas, a telefônica está ao lado...surpreendentemente nostálgico.Super

    ResponderExcluir