segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Primeiro Aniversário

Primeiro Aniversário

Doces do Primeiro Aniversário
As regras costumeiras, nem sempre são regras jurídicas. Algumas são morais, outras sociais. Uma destas regras é a que obriga a fazer uma grande festa no primeiro aniversário de uma criança. Não sei se é uma regra de grande alcance, ou de pequeno alcance. Não sei sei se ela se limita a regiões do Brasil, a todo o Brasil ou até se é um regra que vigora em todo o planeta ou parte dele. Mas sei que a testemunho desde que me dou por gente. E isto já tem mais de 50 anos.
Um dia perguntei à minha mãe porque se fazia esta grande festa no primeiro aniversário. E a grande festa é só no primeiro aniversário. Depois, mesmo que haja festa, ele é de menos grandiosa, com uma lista de convidados menor etc. Minha mãe respondeu-me que era para celebrar, comemorar a sobrevivência da criança ao primeiro ano de vida. Disse-me que o primeiro ano de vida era um período em que as crianças eram mais frágeis, mais sujeitas a doenças e, passado este ano, adquiriam mais resistência...
Não sei se esta é a verdadeira razão do costume e nunca tive curiosidade para pesquisar. Mas, se verdadeiro o motivo, então estaria relacionado à mortalidade infantil.
O fato é que, mesmo tendo havido considerável queda nos índices de mortalidade infantil nos últimos 50 anos, as festas de 1 ano das crianças continuam sendo feitas. E cada vez com mais pompa e mais circunstância. Há hoje até empresas especializadas neste tipo de evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário