domingo, 20 de março de 2011

Banguelas

Como fixar bolsas geladas no rosto
As pessoas na faixa dos 60 anos devem ser a primeira geração de brasileiros que envelhece com todos os dentes. Mas provavelmente são apenas alguns dentre muitos.
Havia o tempo em que se arrancavam dentes, ora porque estavam doentes, ora por questões estéticas. Hoje, um amigo meu dentista, Hermegurmindo, contou duas histórias de estarrecer. Um pai, na década de 60, deu de presente de aniversário de 15 anos para a filha uma dentadura. Para usar o presente ela teve de arrancar todos os dentes. Outro pai, na mesma época, ou um pouco antes, deu uma dentadura de  presente de casamento para a filha. Foi uma espécie de dote, para que o marido não gastasse com dentista. Também para usar o presente, ela teve de arrancar todos os dentes.
Que os  pais tenham feito a bobagem, aceita-se, disse-me Hermegurmindo, mas já quantos aos profissionais que aceitaram arrancar os dentes, provavelmente saudáveis...
Ainda hoje dentes são arrancados. Mas a regra é a preservação, somente havendo a extração em caso de não haver possibilidades de tratamento. Mesmo assim, diversos cuidados são tomados: compressas geladas, antibióticos, anti-inflamatórios etc. Nem se fala muito nos sorvetes, prêmio de consolação e anestésico que se ganhava quando dentes eram extraídos na infância. Mas o sorvete ainda é um bom anestésico para as dores físicas e morais decorrentes da extração de dentes.
Na foto acima, modo prático de aplicar bolsa gelada após extração de dentes, mantendo as mãos livres para outras tarefas.
Acima, modo prático de usas  

Nenhum comentário:

Postar um comentário