segunda-feira, 7 de março de 2011

Escola da Samba

A primeira vez que ouvi falar em Escola de Samba foi quando uma moça, que trabalhava na casa de meus pais, falou que frequentava uma. Eu devia ter uns 7 ou 8 anos (era 1964 ou 65) e imaginei que era uma escola com carteiras, quadro, giz e, quem  sabe um salão. Imaginei a moça indo para a Escola de Samba, com cadernos, onde anotaria passos e músicas de samba, em aulas regulares. E, depois, teria aulas práticas de samba.
Mais tarde via muito nos desfiles carnavalescos de Itajaí as escolas de samba (lembro-me da Escola de Samba Porta do Vale), sem que, entretanto, ficasse sabendo como era seu cotidiano. Mais tarde ainda, em 1976, quando fui candidato a vereador, fui a uma Escola de Samba. Não vi salas de aula, nem quadro nem giz. 
Nunca mais fui a uma Escola de Samba, desde então. Pelo que vejo hoje na imprensa, há salões. Não sei se há aprendizado de samba ou dança. Não sei como funciona uma Escola de Samba até hoje.
Existem várias cidades na África com o nome "samba": no Congo, na Nigéria, na Guiné e em Comoros.
Por que se chamam Escolas de Samba? Não vi explicação convincente em minhas buscas no Google. Há históricos, trabalhos acadêmicos, um dos quais tem um título interessante: O Samba não se aprende na Escola. Neste não encontrei referência sobre o que se aprende na Escola de Samba, nem o motivo do nome "escola" de samba. Assim, o motivo de se chamarem "escolas" de Samba ainda não sei.


Nenhum comentário:

Postar um comentário