terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Prato Feito de Luxo

Já falei outro dia sobre os pratos feitos de luxo, ou seja, as chamadas "porções individuais".
Não consigo deixar de me sentir logrado quando peço um prato que custa por volta de 50 reais e vem um filé (ainda que mignon) e cinco pedaços de batata, artística e finamente servidos.
Dizem que isto é chique, coisa de restaurante francês. Pois estive na França. Está certo que comi
quase sempre em brasseries, mas uma vez jantei no Moulin Rouge.Era o prato mais requintado. E ali vi que as porções são pequenas, porque são servidos vários pratos: entrada,primeiro prato, segundo prato, às vezes um terceiro prato e a sobremesa.
Vi cardápios na Espanha, Portugal e França e em todos havia esta sequência de pratos. Não entrei nos restaurantes por causa do preço e também porque achei que não daria conta de tanta comida.
Nos restaurantes finos daqui servem um prato, com a quantidade de um dos pratos da França. Mas este prato daqui é toda a refeição, enquanto que, na França, é só uma parte dela.
Mas não fiz pesquisa em todos os restaurantes do mundo. Nem entre os clientes brasileiros de restaurantes finos nacionais. Mas a julgar pelo pouco movimento que vejo no restaurante onde jantei, suponho que o brasileiro em geral (que pode pagar uma "refeição" deste tipo) se sente logrado com estas pequenas porções que constituem toda uma refeição.
Para dieta, a porção é excelente. Mas para matar a fome, não me parece que é.
E, se estou certo e o restaurante errado, coitados dos donos: vão ter que fechar o negócio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário