domingo, 5 de julho de 2015

Menoridade e Popularidade

De tantas pesquisas de opinião publicadas, uma foi vista com muito respeito (Popularidade em baixa) a outra, foi tratada como inexistente (87% querem redução). Faz-se campanha contra a redução da maioridade, como se a vontade da maioria não existisse. A quem é dirigida esta campanha? Não se vê pleito por um plebiscito. E assim vai o Brasil: eleitores fazem política em anos em que não há eleição(1). Nos anos de eleição, limitam-se a opções iracundas contra candidatos nacionais ao executivo, esquecem-se do legislativo, de quem falam mal e não sabem o que faz (2).
Agora, uma minoria (13%) tenta impor sua convicção à maioria. Será que algum dia viveremos a democracia, respeitando a maioria, ou ela continua a ser um lamentável mal-entendido (conforme Sérgio Buarque de Holanda).

________________________________________________________
1- Este tema é abordado no livro Os Bestializados (leia aqui a resenha do livro).
2- Minha pesquisa que fundamentou a dissertação de mestrado (A Intenção de Cumprir a Lei, em 1988, com pesquisa de opinião de 351 pessoas (veja o resultado completo aqui) tinha os seguintes dados entre outros:  79% achavam que senadores, Deputados Federais, Deputados Estaduais e Vereadores não cumpriam com suas obrigações, mas estas mesmas pessoas que diziam que os parlamentares não cumpriam com suas obrigações e mais 5%  dos demais entrevistados (total de 84%) não sabiam dizer corretamente quais são as obrigações dos senadores, deputados federais e estaduais e vereadores. Como outras constatações desta pesquisa foram confirmadas e outras mais recentes, de outros institutos de pesquisa, é possível que, se for fazer uma pesquisa sobre o que a população acha que são as obrigações deste  ou daquele parlamentar, talvez tenhamos resultados semelhantes aos da minha pesquisa de 1986...

Nenhum comentário:

Postar um comentário