terça-feira, 17 de novembro de 2009

Viagem Internacional 3

Um congestionamento como o que ocorreu dia 26.10.09, no final da tarde e começo da noite,em São Paulo, gera efeitos em cadeia. Assim, os procedimentos de embarque de passageiros nos aeroportos (os tais "chequins") são afetados pelo volume de pessoas que vai chegando em cima da hora e as filas se acumulam para tudo: para o recebimento do cartão de embarque, para a entrada no portão de embarque e seus estágios (verificação de bagagem de mão, passagem pela Polícia Federal para fiscalização de passaporte e até nas lanchonetes que existem nas salas de embarque). E todos os que atendem e os que são atendidos vão ficando nervosos e exasperados. Como não foi possível comer alguma coisa antes de embarcar e como a última refeição foi o almoço, acaba-se comendo um sanduíche e um refrigerante, comprado na sala de embarque. Quem come devagar não consegue engolir todo o lanche e vai viajar com fome, à espera do que será servido no avião.

Enfim, a chamada para o embarque: primeiro classe executiva, depois os portadores de um tipo de cartão de fidelidade, depois idosos, gente com criança e pessoas com dificuldade de locomoção. Finalmente, os passageiros em geral. E, como o voo é para os EUA, mais uma revista na bagagem de mão: empregados da companhia aérea, com luvas descartáveis, escarafunchama bolsas, mochilas, maletas etc para ver se alguém ainda carrega algo suspeito para dentro do avião. E nestas revistas os chatos que levam malas enormes parda dentro do avião causam o primeiro incômodo aos demais passageiros. Esta revista é feita já dentro do "minhocão" (aquele corredor por onde se passa da sala de embarque para dentro do avião).

Sentados todos no avião, espera-se a decolagem. Tem gente que, mal se senta, já está dormindo. Não sei se por meios naturais ou artificiais. Enquanto se espera a decolagem, há distribuição de bala, fone de ouvido, travesseiro e mantinha; e um pacote com tapa-olho, protetor de ouvido, escova de dentes, pasta de dentes, pente e um par de meias.Segue-se a distribuição de formulários para entrega na imigração e na alfândega dos EUA.

Cerca de meia hora depois da decolagem, serve-se a refeição. Come-se. Este é o momento mais apropriado para preencher os formulários. Um dos formulários terá o número de admissão nos EUA e o outro se refere aos bens com os quais se vai entrar no país. Deve-se ter cuidado e atenção ao preencher tais documentos: erros e mentiras não são admitidos. Preenchido o formulário, vai-se para a fila do banheiro, a fim de escovar os dentes e realizar os outros procedimentos de praxe que antecedem o repouso. Volta-se para o assento para dormir. Melhor enfiar no ouvido o protetor e colocar o tapa-olho: é a maneira de evitar os incômodos de roncadores ou conversadores e de leitores inveterados (que lêem a noite inteira em vez de dormir). E, se o sujeito não for atrapalhado pelo medo de avião, dormirá até a hora de ser servido o café da manhã (cerca de uma hora antes do pouso). Nova fila para o banheiro. Depois, o café e os procedimentos de pouso. E a preparação para entrar no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário