segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Teatro em Itajaí Antigo


Manoel Marques Brandão
João Marques Brandão (Joca)
No início do Século XX (1903) funcionavam dois grupos de teatro em Itajaí, segundo Raquel Liberato Meyer. Um, na Sociedade Estrela do Oriente. As peças do Estrela eram ensaiadas com muita antecedência e o galã era Edi Heusi, que contracenava com Tilda Heusi. As roupas eram emprestadas por pessoas da comunidade. Uma das peças encenadas foi "O Anjo do Lar", cuja atriz que o representava era Estelita da D. Bilica; a mãe do anjo era a Tilda.

O outro grupo de teatro era o da Sociedade Guarani, cujos atores eram os irmãos Brandão. O Guarani foi fundado em 1897, por Joca Brandão (apelido de João Marques Brandão) e a sede construída em terreno doado por seu pai, Manoel Marques Brandão. A sede ficava na esquina das Ruas Manoel Vieira Garção e José Bonifácio Malburg (nome atual).

As informações acima estão no livro "Uma Menina de Itajaí", de Raquel Liberato Meyer, editado em 1961, edição póstuma, pelos familiares da autora. O livro foi escrito na década de 1940. Os irmãos Brandão eram Joca (apelido de meu avô, João Marques Brandão), Apolinário e Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário